sábado, 10 de janeiro de 2015

A tradição Esotérica

"Os iniciados entre os antigos eram os que tinham passado por vários estágios de purificação e julgamento, tanto interno como externamente, que eventos místicos foram simbolizados nos Mistérios pelos "Doze Trabalhos de Hércules", esses doze trabalhos com referência distinta para os segredos relacionados com os doze signos do zodíaco. Pela mesma razão, eles foram igualmente simbolizados pelo curso anual do sol, durante os doze meses. A representação de Jesus como o "Cristo-Sol" e de seus doze discípulos como representando os doze signos do zodíaco, podem ser vistos ainda hoje esculpida nas pedras de construção de não meramente em igrejas na Europa central e do sul, apontando para uma clara conexão entre o cristianismo primitivo com os ensinamentos místicos das escolas de mistérios."




"A 'Jerusalém terrena', segundo a simbologia mística judaica, era esta terra, como a 'Jerusalém celeste', de acordo com a simbologia cristã, foi a 'Cidade de Deus' e que o objetivo é a realização humana. A alma espiritual, o Cristo interno, cavalga até 'Jerusalém' - existência material na terra - em um jumento, ou seja, Saturno, e a cria da jumenta, o que significa esta terra; e a mônada, o Cristo-espírito, descendo à matéria, portanto, é crucificado na cruz da matéria."

"Hypnos kai thanatos adelphoi, disseram que os gregos: "O sono e a morte são irmãos". Mas em verdade , o sono e a morte são fundamentalmente um. A única diferença é que o sono é uma morte imperfeita, a morte é um sono perfeito."


G. de Purucker, a Tradição Esotérica

Nenhum comentário:

Postar um comentário