sábado, 10 de janeiro de 2015

O Caminho do Discipulado

Na Escola dos Philaletheus (Amantes da Verdade) de Alexandria


“A Doutrina Secreta” descreve a Escola dos Philaletheus de Alexandria como uma das Fraternidades Iniciáticas pós-cristãs, fundada por Ammonius Saccas, com os seguintes objetivos:

1  -   Os Discípulos estavam organizados em graus ou níveis de progressiva aprendizagem, sujeitos ao sigilo a que se obrigavam por juramento.


2 -   A metodologia dos Philaletheus visava: a) exaltação da mente por meio de exercícios contemplativos; b) a mortificação ou repressão dos vícios e paixões; c) sobriedade (DS, V, 285 – 295).

3 -  Registra, também, como Iniciados Philaletheus alguns nomes de personagens que exerceram grande influência no pensamento cristão. Assinala a traição de alguns deles que quebraram o juramento de sigilo ao transmitirem os conhecimentos a pessoas desqualificadas de que resultaria, mais tarde, perseguição a outros membros e o fim da própria Escola.

   4 - Assegura, também, que a Sociedade Teosófica é a sucessora daquela Academia.




Na Sociedade Teosófica

1 - Como sucessora da Escola Iniciática dos Philaletheus a Sociedade Teosófica, dentro dos subsídios ofertados pela obra “A Doutrina Secreta”, oferece aos seus membros: a) a possibilidade de obter a Iniciação Teórica do Ocultismo mediante o estudo perseverante e comparado da Ciência, Filosofia e Religião; b) a Iniciação Prática Individual mediante exercícios de meditação que possibilitem ultrapassar os limites formais do cérebro; c) Iniciação Teórica e Prática em grupo, cujo possível instrumento seja a denominada Seção Esotérica fundada por H.P.B. a pedido dos seus Discípulos mais próximos para maior aprofundamento no estudo.


2 - O Caminho do Discipulado está aberto em várias outras Escolas Orientais e Ocidentais. Entre as Ocidentais, registra H.P.B. a Maçonaria com observância dos manuscritos de Ragon cuja posse está no Grande Oriente da França; a própria Igreja Católica que detém muitos documentos de magia e ocultismo, mediante a celebração dos seus ritos e mistérios; as inúmeras Escolas da Mão Esquerda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário