sábado, 10 de janeiro de 2015

Os Mestres e o Caminho do Ocultismo

Há uma dedução, muito importante, a ser tirada disso, nem devemos ser atemorizados por isso: Toda a evolução é mudança; toda a mudança na evolução é crescimento, é expansão. Você não pode tornar-se algo melhor do que aquilo que está presentemente. Consequentemente, como esta lei se aplica tanto para os reinos espirituais e psíquicos, assim o é para o físico e o astral, vamos traçar a seguinte dedução: Não existe alma imortal imutável no homem. Você entendeu? Graças aos deuses que ele é assim! Porque se não houvesse uma alma genuinamente imortal imutável em mim, essa alma nunca poderia crescer, porque não pode mudar; eu deveria estar eternamente na imperfeição cristalizada; porque, se eu não altero o átomo, nem por um milímetro, a imortalidade seria como desaparecer instantaneamente; mas a evolução, que é a mudança, é ininterrupta e contínua e prossegue por toda a eternidade. Você agora entende a idéia? Este é o coração da explicação do ensinamento do Senhor Gautama, o Buda, que era a própria encarnação do amor e da sabedoria na terra, porque manifestando-se os poderes de uma divindade, seu próprio Deus interior, seu próprio Dhyani interior, como nós Teósofos dizemos, a entidade celestial da qual ele era a expressão humana. E Jesus o Sábio Sírio e Avatara disse exatamente o mesmo em substância, quando ele ensinou: "Eu e o Pai somos Um."

Os Mestres e o Caminho do Ocultismo por G. de Purucker

Nenhum comentário:

Postar um comentário